IMPOSTO SINDICAL – VERDADES x MENTIRAS
Quarta - Feira, 16 de Maio de 2018
A contribuição sindical é um TRIBUTO, previsto no art 8º da Constituição Federal, bem como nos art. 578 e seguintes da CLT, e, inobstante a modificação trazida pela Lei 13.467/2017, conhecida por nos trabalhadores e sindicalistas como a DEFORMA trabalhista.

E importante entendemos como é dividido o dinheiro do imposto sindical, que de forma deturpada os meios de comunicação pagos pelo governo, diziam que servia para enriquecimento de sindicalistas. A tabela abaixo vai exemplar esta distribuição, levando como exemplo o valor de dez mil reais arrecadados em uma cidade X:

DESTINO DO IMPOSTO SINDICAL ARRECADADO

Cidade X - Imposto sindical arrecadado=10.000,00
Sindicatos da cidade X 60% do imposto arrecadado = 6.000,00
Federação representativa-15% do imposto arrecadado = 1.500,00
Confederação representativa - 5% do imposto arrecadado = 500,00
FAT (FUNDO DE AMAPARO AO TRABALHADOR) - 20% do imposto arrecadado = 2.000,00

É importante olharmos bem esta tabela para que possamos ver onde o dinheiro é gasto. Provando a farsa montada politicamente sobre o uso indevido do dinheiro pelos sindicatos. Vamos demonstrar na próxima tabela este uso do recurso. E o que o fim da obrigatoriedade do imposto vai causar de retrocesso para todos, mas principalmente para a cidade X.

ONDE O RECURSO DO IMPOSTO SINDICAL É GASTO:
Cidade X:
Sindicatos existentes no município, usam o recurso para, capacitação de seus sócios, confraternizações entre associados, mimos em datas especiais, construção de sede, organização de eventos, convênios odontológicos, médicos, de compras para seus associados, sede campestre, contratação de transporte para eventos a nível estadual e nacional, e mais uma infinidade de gastos na CIDADE X. Ou seja os municípios maiores, onde todos os trabalhadores são filiados a sindicatos fortes e atuantes a perda será de milhões de reais que eram investidos la.

Federações:
Utilizam o dinheiro a nível estadual para proporcionar aos sindicatos filiados capacitação e organização efetiva para garantir aos trabalhadores a dignidade do trabalho e a criação justa de Leis que garantam esta dignidade. Recurso gasto em todos os municípios que abrangem através de hospedagem, alimentação e deslocamento das pessoas responsáveis por dar este suporte aos sindicatos. Além de eventos a nível estadual como os SEMINARIOS DE CAPACITAÇÃO. Perda de recurso para o Estado e Município X.

Confederação:
Dinheiro em capacitações, assessoria jurídica, produção de material explicativo e didático para capacitar os filiados. Movimentos de pressão na Capital Federal e Estaduais para pressionar deputados a não votar em Leis que venham a prejudicar os trabalhadores. Graças a este trabalho de Confederações e Federações temos direitos, como férias, décimo, carga horária, aposentadoria, e outros, que infelizmente estão são retirados.

FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador.

http://portalfat.mte.gov.br/wp-content/uploads/2016/02/Boletim-de-Informa%C3%A7%C3%B5es-Financeiras-do-FAT-6%C2%BA-Bimestre-2015.pdf

E muito dinheiro que o FAT, vai perder, e este dinheiro vai deixar de promover ações de Amparo ao Trabalhador, como por exemplo o Salário Desemprego. No site acima poderão encontra alguns dados importantes. O Recurso do TRIBUTO Imposto Sindical, inclusive financia o BNDS, que promove o desenvolvimento dos Municípios, Estado e Pais

Estas análises são importantes para que possamos entende o momento que estamos vivenciando. Como os sindicatos são os meios de barrar o avanço de Leis que retiram direito dos trabalhadores, encontraram no fim da Contribuição Sindical uma forma de impedir esta luta. E usaram dos meios de comunicação para convencer a população de que os sindicalistas são somente, baderneiros, irresponsáveis.

Isto tudo faz parte do projeto capitalista que não vê o trabalho como algo que gere riqueza, para eles o trabalho deve tão somente gerar subsistência, sem garantia de dignidade, pois a verdadeira riqueza deve ser gerada e reconhecida somente em que possui os meios de produção. Precisamos nos despir de velhos “mitos” sobre esta situação. Mitos estes que foram reproduzidos por gerações, portanto difíceis de eliminar totalmente, mas precisamos pelo menos abrir a mente para entender que o trabalho sim é o verdadeiro gerador de riqueza, e por isso merece dignidade e valorização acima de qualquer outra coisa.

Busque informações na sua cidade. Faça o cálculo, aproximado do recurso que seu município vai perder com o fim da contribuição sindical, e calcule junto aos sessenta por cento, o valor que vem para seu município com as atividades do FAT, FEDERAÇÕES, CONFEDERAÇÕES, sim pois além de todo o valor do sindicato parte destes outros recursos também volta para seu município. A isso tudo acrescente a perda de recursos que ocorrerá se não houver que impeça a reforma da previdência. Será que os pequenos municípios vão sobreviver. Ouvi um anuncio de vaga para emprego em uma loja de calçados, cidade com aproximadamente sete mil habitantes, resultado? Quinhentos inscritos para quatro vagas. Isto já é resultado da situação econômica que estamos. Não podemos simplesmente continuar somente acreditando no que a mídia fala. Precisamos buscar nossas informações através da análise e pesquisa.

Juntos somos sempre mais fortes e mais capazes.

FEMERGS = NENHUM DIREITO A MENOS

Fonte: Clarice Mainardi - Secretaria de Formação
FOTOS