FEMERGS VISITA FAMURS
Terça - Feira, 19 de Abril de 2022
FEMERGS VISITA FAMURS
O presidente da FEMERGS - Vilson João Weber, esteve reunido com o presidente da FAMURS – prefeito Eduardo Bonotto de São Borja, na sede da FAMURS, neste dia 6 de abril de 2022, e, em sua fala inicial, destacou a importância dos municípios para o atendimento efetivo da população através dos serviços públicos.

Vilson apresentou três demandas, junto ao presidente da FAMURS. A primeira sobre o IPE Saúde, para que a FAMURS e a FEMERGS se unam na defesa do Ipe Saúde como ente Público e que garanta o atendimento aos mais de 300 municípios que tem contrato de Adesão ao Ipe Saúde.
Vilson trouxe a preocupação com as notícias do alto déficit, que vem a partir dos servidores estaduais que estão a 8 anos sem Revisão Geral dos Salários, como também do atraso de repasse dos recursos devidos pelo governo do estado. Presidente da FAMURS Eduardo Bonotto, de pronto se dispôs para construirmos com diálogo uma agenda conjunta com a Administração do Ipê - Saúde, e do Governo do Estado, para tratarmos da situação em que se encontra o Ipe Saúde.



Na foto: Presidente da FAMURS Eduardo Bonotto e Presidente da FEMERGS Vison João Weber, em visita institucional a FAMURS.

Lei do Piso do Magistério
Bandeira de Luta da FEMERGS
Outro ponto trazido pelo presidente da FEMERGS – Vilson João Weber, foi o cumprimento da Lei do Piso do Magistério. Na oportunidade foram entregues os documentos, com os posicionamentos da FEMERGS, destacando a legalidade e a necessidade de cumprimento da lei do piso nos municípios. O presidente Eduardo, mencionou a dificuldade em relação à lei de Responsabilidade Fiscal.

Vilson também fez a entrega do documento em que a FEMERGS se posiciona, para que além da Lei de Responsabilidade Fiscal, tenhamos a Lei da Responsabilidade Educacional, onde se retira a carga dos profissionais da educação da Lei de Responsabilidade Fiscal, para não estar pressionando o índice com gasto de pessoal, e dar margem para que tenhamos avanços nas demais categorias de servidores. O presidente da FAMURS, ponderou que tem inúmeros municípios que já cumpriram a Lei do Piso, e que a FAMURS está fazendo um levantamento com as prefeituras, para ver as que efetivamente cumprem a Lei do Piso do Magistério, e assim que tiver repassará para a FEMERGS o rol dos municípios que já estão cumprindo a Lei.



RPPSs – FEMERGS preocupada com a realidade nos Municípios.

Um terceiro ponto levantado pelo Presidente da FEMERGS, é um estudo detalhado com Planilhas de acordo com a regionalização da FAMURS, e as coordenadorias regionais da FEMERGS, sobre a realidade dos RPPS dos municípios do Estado do Rio Grande do Sul. Ambos os presidentes, concordaram sobre a importância de termos incentivos e construirmos juntos esta consciência, da necessidade de termos uma cultura previdenciária, que faz com que os partícipes dos Regimes Próprios de Previdência, ativos e inativos, e também das Administrações Municipais, tem uma corresponsabilidade na gestão, na administração dos recursos deste Regimes de Previdência.
Ao final, a FEMERGS colocou-se à disposição para estarmos agindo conjuntamente nas pautas levantadas, para conseguirmos êxito nas demandas.
Fonte: Vison João Weber - Presidente da FEMERGS
FOTOS