Na pandemia, os servidores públicos estão salvando o Brasil
Sexta - Feira, 26 de Fevereiro de 2021
Na maior crise sanitária da história do Brasil, um momento em que se precisa de união, solidariedade e ação, estamos envoltos em uma paralisia inconsequente causada por setores que vêm se esforçando impedir os esforços de controle da pandemia de Covid-19.

A negligência do Governo Federal e de seus apoiadores jogaram o Brasil em uma verdadeira tragédia que, até 31 de janeiro de 2021, levou mais de 220 mil brasileiros à morte.

Mas é graças aos servidores públicos, os verdadeiros “salvadores da pátria”, que uma tragédia ainda maior está sendo evitada.



Garantia

Vimos ao longo dos últimos meses que a principal garantia de sobrevivência do nosso país é um Estado forte, composto por instituições sólidas, formadas por profissionais que servem ao país e ao interesse coletivo, e não a um determinado projeto político passageiro.

Neste cenário desolador pelo qual passa nosso país, surge a figura do servidor público.

Entre inúmeros exemplos, temos:

Profissionais da saúde que trabalham desde o começo da pandemia no país (março de 2020), praticamente sem folga e sem as condições ideais para exercer, com segurança, o trabalho de salvar vidas.
Profissionais da segurança pública que, mesmo com muitos brasileiros em isolamento social, não abdicaram de cumprir seu dever.
Servidores do Judiciário que, mesmo em meio a um sistema complexo, mantiveram suas atividades para garantir o acesso dos cidadãos à Justiça.
Professores de todos os níveis da educação, que transformaram a sala de estar de suas casas em salas de aula e dobram suas jornadas para anteder os alunos.
Servidores de instituições públicas (como Instituto Butantan, Fiocruz e universidades), da Vigilância Sanitária e do Sistema Único de Saúde (SUS). Neles estão cientistas, enfermeiras e enfermeiros, médicos, gestores e tantos outros profissionais que merecem todo reconhecimento e agradecimento.
Servidores que continuaram trabalhando para garantir que o alimento chegue à casa dos brasileiros.

Enfim, são inúmeros profissionais, das mais diferentes páreas, cujo trabalho contribuiu para salvar vidas e trazer esperança para os brasileiros.



Brasil ainda em pé

Apesar de todas as dificuldades, os servidores mantiveram nosso país funcionando, dando suporte a todos os aspectos também da esfera privada.

Ao longo desse tempo, muitos servidores perderam a vida porque se contaminaram enquanto mantinham suas atividades profissionais.

E apesar de todo esse esforço, setores oportunistas da sociedade continuam tentando enganar a sociedade, para que a população não perceba o quanto o serviço público é essencial.

Servidores públicos são altamente qualificados e, devido ao seu dever cívico, mantêm seu comprometimento com a sociedade, mesmo diante da crescente desvalorização, de condições de trabalho cada vez piores, e até das mentiras espalhadas por setores que desejam que apenas os mais ricos tenham acesso a direitos e dignidade.



Para todos

Mesmo que alguns não ainda percebam, os serviços públicos são benéficos para toda a sociedade, mesmo para aqueles que não usam diretamente alguns desses serviços.

Você acha que é coincidência que as nações mais admiradas (principalmente por terem maiores qualidades de vida) são aqueles que contam com servidores públicos valorizados por seus governos e, especialmente, pela própria sociedade?

A maioria desses países, considerados mais desenvolvidos, estabelecem políticas de Estado pensadas no longo prazo, para beneficiar o conjunto da sociedade. A busca pelo bem-estar coletivo é maior do que os interesses dos governos que estão no poder.

É por esse mesmo motivo que esses países investem no serviço público, e possuem uma taxa de ocupação média de 18 servidores a cada 100 trabalhadores. É muito maior que aqui no Brasil, onde temos 12 servidores a cada 100 empregados.

Mas o Brasil também tem um imenso potencial. E apesar da visão deturpada de muitos governantes, cujos interesses particulares se sobrepõem às necessidades coletivas, nossos servidores colocaram a própria vida em risco para salvar a população durante a pandemia de Covid-19.

São eles que fizeram, desde o começo, um esforço gigantesco para não deixar que o negacionismo e a irresponsabilidade de políticos e governantes causassem uma tragédia ainda maior.

Enquanto o Governo Federal estava gastando enormes quantidades de recursos para comprar medicamentos que não possuem comprovação científica, servidores continuaram trabalhando para garantir o funcionamento do cidades, estados e do Brasil.

Tudo isso prova que termos serviços públicos estruturados e de qualidade, com um corpo de servidores qualificados e valorizados, é bom para toda a população.

São eles os responsáveis por evitar uma crise humanitária sem precedentes.

Os servidores públicos são os verdadeiros salvadores da pátria.
Fonte: https://epublico.com.br/na-pandemia-os-servidores-publicos-estao-salvando-o-brasil/
FOTOS