COMO SERÁ NOSSO FUTURO COMO SOCIEDADE, COMO ENTIDADES SOCIAIS E SINDICAIS?
Sexta - Feira, 13 de Novembro de 2020
COMO SERA NOSSO FUTURO COMO SOCIEDADE? COMO SERÃO NOSSAS ENTIDADES SOCIAIS E SINDICAIS NESTE FUTURO?
Estas perguntas podem parecer sem importância para muitos, mas peço que leiam até o final para que juntos possamos entender e nos preparar para o que está nos afetando diretamente como integrantes da classe trabalhadora. Para quem simplesmente observa o que vem ocorrendo mundialmente na última década pode certamente afirmar que estamos frente a um evento mundial de grandes proporções, agravado por algo que foge do nosso controle, uma nova peste. Que em todos os momentos parece estrategicamente ligados a tudo o que vem acontecendo. Somos desde os mais humildes até os mais letrados conhecedores de o quanto a religião tem sido importante para o ser humano por milênios, mas também somos sabedores de que muitas vezes ela foi tão somente instrumento para domínio de grandes grupos sociais, seja através da fé, do medo ou da obediência cega. E tudo o que aqui vamos tentar entender deve ser discutido nos meios sindicais para que possamos visualizar verdadeiramente como será o futuro das entidades que representam os trabalhadores frente a esta nova ordem mundial, que muitos estão usando de forma maldosamente como estratégia de ganho financeiro ou de poder. E como trabalhadores devemos “parafrasear” tudo o que está acontecendo para dentro de nossas entidades.

Quando falamos que a fome no mundo não é por falta de comida no mundo, mas é sim uma tática de controle sobre aqueles que sentem a fome. E qual a melhor forma então de fazer um grande número de pessoas ficar sob controle? Pagando baixíssimos salários, tornando os direitos básicos em fruto de esforço e não garantias sociais. No nosso país precisamos sim voltar a Promulgação da CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. Onde a sociedade tomou consciência através dos movimentos sociais de que bastava de ditadura, militar, religiosa, moral, financeira, onde deveríamos ter uma constituição legitimamente voltada a seu povo, que garantisse a dignidade do cidadão como prioridade para tudo. Desta CF, nasceu o entendimento que saúde é direito de todos, que a dignidade de uma pessoa esta acima de qualquer coisa, e foi assim que na justiça muitas famílias conseguiram por exemplo tratamentos que ainda em fase experimental e que custavam uma verdadeira fortuna fosse disponibilizado obrigatoriamente pelo Estado. Antes da promulgação da CF, até uma cirurgia de apêndice que é conhecida a séculos devia ser paga se não fosse o paciente assegurado do INSS.

Então se a CF de1988 nos trouxe a luz da dignidade, como explicar os retrocessos que estamos vivendo? Na minha opinião é uma leitura clara e simples, mas que é difícil de ser realizada, justamente por que aqueles a quem chamamos de representantes do CAPITAL, e que usam os políticos para nos subjugar estão na verdade trabalhando desde 1988 para derrubar nossa Constituição. E para isso nos usaram da forma com que o CAPITAL, uso o trabalhador a milhares de anos. E sempre são vitoriosos nesta tática por que estamos tão preocupados em continuar mantendo viva a tática medieval da Igreja de que “a fome deve ser saciada pelo fruto do trabalho” que não nos permitimos ver que o mesmo CAPITAL só mudou o discurso mas implantou em nossa mente quase que biologicamente coisas que sustentam a exploração do trabalhador até hoje. Um exemplo disso, é o grande número de sindicalistas envolvidos em campanhas politicas que são a base mantenedora dos velhos coronéis que aprovam Leis que acabam com direitos conquistados através de muita luta. Quando achamos normal romantizar a pobreza a miséria humana, quando culpamos uma minissaia por um estupro, quando confundimos Reforma Agrária com invasão de uma conquista de alguém, quando julgamos auxilio presidiário como regala para um criminoso e tantas outras que assimilamos como “VALORES MORAIS” sem ao menos BUSCAR, PESQUISAR como realmente funcionam estas coisas.

Mas o principal de todos estes implantes de “valores” que por anos foram muito bem arquitetados pelos donos do CAPITAL, foi incutir foi principalmente no fazer o trabalhador acreditar de que existem somente duas forças politicas no mundo, o COMUNISMO(socialismo) e a DEMOCRACIA(liberalismo), quando na verdade são duas TEORIAS POLITICAS. Verdadeiramente a gente sabe que somente existem duas classes os trabalhadores e os donos dos meios de produção, eu acredito que hoje são três, trabalhadores, donos dos meios de produção e os BANQUEIROS, que exploram as outras duas. Não podemos deixar e fazer um paralelo sobre como usaram DEUS E O DIABO para convencer o povo destas duas forças como de domínio. Como as se o Comunismo vermelho, sangue inferno, fosse antagônico a Democracia, límpida, suave PARAÍSO, e conforme o período medieval, o trabalhador precisa sofrer para chegar ao paraíso. Infelizmente Jesus foi crucificado à toa então, pois esquecem de usar que ele significa uma BOA NOVA, não continuação do sofrimento. Nosso país não foge a esta organização mundial e muito menos do uso da fé do povo para domínio e conquista de poder, por isso e dentro deste contexto algum representante do CAPITAL sob a máscara da democracia, logo após a grande conquista que foi a promulgação da CF de 1988, começaram a incutir na cabeça das, na pessoas humildes que Sindicato, aborto, feminismo, luta, greve é coisa do mau, do inferno, do comunismo, e Igrejas e líderes religiosos enriqueceram e trabalharam com afinco para criar o “cidadão de bem, deus e família” que não precisa ser bom e pensar no outro.

Quando falamos que em sindicato não pode existir partidos políticos, precisamos ter o entendimento que isto significa ideologia, ou projeto. NÃO podemos deixar nosso fanatismo partidário, religioso INTERFERIR nas decisões que precisamos tomar como sindicalistas, temos sim o direito à liberdade, a escolha, mas temos que ter coerência com todas estas escolhas. Como Sindicalistas precisamos primeiramente estar abertos ao maior de todos os preceitos para qualquer indivíduo que queira exercer o papel de liderança em sociedade, em família, em qualquer lugar o preceito de SERMOS ETERNOS APRENDIZES, que a cada dia se policiam, se qualificam para exercer esta liderança da forma mais justa, mais construtiva possível. O Fanatismo, tem como alimento a ambição e a ignorância. E o fanatismo sempre será responsável por tudo o que já passamos de dificuldade na historia de nossa sociedade, como a ambição individual é até hoje responsável por não conseguirmos neste momento estarmos mantendo nossa maior conquista na história do Brasil como Nação, sim a maior, pois em um dia dedicado a estudo podemos ver que Libertação dos escravos, Proclamação da República, Independência ou Morte, Guerra do Paraguai, Revolução Farroupilha nada mais foram do que disputas entre os que faziam parte do Poder, dos que eram marionetes na mão dos que realmente tem o Poder no país e no mundo. E estamos prestes a perder a Maior conquista, pois nos últimos quatro anos, o desrespeito, a retirada, a desmoralização desta conquista têm sido diárias e constantes. Nosso país desde 1988 nunca foi tão notificado por entidades mundiais e reconhecidas por retirada de direitos, por destruição desmedida do meio ambiente, por crimes contra minorias, pela volta da fome, da inflação.

Precisamos encontrar formas de nos fortalecer, unificar novamente como em 1988, para segurar ainda o que nos resta, ter consciência de que partidos como sindicatos infelizmente são sim abrigo para indivíduos que não tem consciência de classe e nem moral para nos auxiliar neste momento tão difícil, mas que como em 1988 as entidades que realmente representem o povo brasileiro, inicie esta discussão e reflexão, de que se tudo hoje esta sendo justificado como uma luta da democracia contra o comunismo, como estas pessoas que fomentam isso nos justificam tantos partidos, tantas disputas de poder entre nossas entidades sindicais.

Tantas demonstrações de ganância por espaço? Neste momento não vejo frase melhor para definir politicamente o que está acontecendo no nosso país, “NÃO TEM COMO SERVIR A DOIS SENHORES”. Pois enquanto no mundo disputa um novo império econômico, coisa normal que já aconteceu centenas de vezes na história e a humanidade vai superar, onde o Estados Unidos, que era tido como modelo de democracia e qualidade de vida, está a beira do caos pelo número de miseráveis escondidos em seus esgotos e florestas, e a China que é tida como modelo de comunismo tem crescido economicamente garantindo a sua população emprego, consumo, saúde e educação. Nossas entidades precisam urgentemente voltar ao futuro, lembrar do passado de conquista de 1988, mas voltar ao que podemos perder amanhã. Que saibamos a cada dia nos fortalecer um no outro, pois é comum do ser humano a ambição, mas que possamos através da coletividade, manter esta ambição fora da linha de nossas prioridades como entidade.

Boa luta a todos nós.
Fonte: Clarice Inês Mainardi - Diretora de Formação- FEMERGS
FOTOS