SAIR DE CIMA DO MURO É PRECISO
Quinta - Feira, 18 de Junho de 2020
Somos sabedores que a situação sindical em nosso país está com muitos problemas, não bastasse. Os retrocessos do governo federal, com retirada do Imposto Sindical, perseguição contra entidades, precisamos ter a humildade de perceber que muitos dos líderes sindicais, mais parecem clones dos políticos que repudiamos do que lideranças legítimas na defesa do trabalhador......

Precisamos reagrupar na luta sindical mas acima de tudo precisamos ver o que são nossas prioridades como liderança sindical, infelizmente com a quebra financeira de nossas entidades a luta ficou mais difícil, e como nós servidores públicos dentre todos os trabalhadores somos os que mais conhecem o termo GENERALIZAR na classe o que não é bom, pois quem de nós já não sofreu com a nossa inclusão no termo VAGABUNDOS DO SERVIÇO PÚBLICO? Todos já sofremos com isso, mas QUASE CEM POR CENTO de nós sabe que são uma minoria, os servidores que se vendem por FG, que são minoria dos servidores que usam o serviço público como ferramenta para outros benefícios, nós somos sabedores que são uma minoria que é RESPONSÁVEL por estas situações.

Mas se somos sabedores disso, será que não podemos mudar esta situação? se sabemos cada um e cada uma que age desta forma dentro do nosso município? que direito temos de reclamar se nos calamos? o Prefeito normalmente não age em conformidade a Lei, pois esta minoria de servidores públicos tem as costas quente, de alguém que apoia a campanha eleitoral, traz junto uns votos muitas vezes conquistados com serviços PARTICULARES, com equipamento público. Nunca uma frase teve tanto sentido como a que diz:

O MAL NÃO VENCE POR CAUSA DO BARULHO DOS MAUS. ELE VENCE PELO SILENCIO DOS BONS.

Quem sabe está na hora de passarmos a limpo nossas escolhas? Pois da mesma forma que o SERVIDOR PÚBLICO tem marcas que não são suas, os SINDICALISTAS também carregam o fardo de serem considerados VAGABUNDOS, INTERESSEIROS, e tantos outros adjetivos. Mas da mesma forma que com os servidores que são minoria, não está na hora de darmos um basta a está minoria? Se sabemos que são os sindicalistas que não agem de acordo com o que determina a ÉTICA, e nos calamos, ou pior ACOBERTAMOS, somos tão responsáveis pela rejeição que nossa classe tem frente a sociedade, como quem pratica o ato ilício ou imoral.

E não vamos usar a falta de recursos financeiros como desculpa. Sim pois nos anos OITENTA não havia recurso para entidades sindicais ou populares mas a luta aconteceu, e foi uma luta legitima, que devolveu a democracia a este país, ou seja, seja que o recurso financeiro as vezes muito disponível não é de certa forma responsável pelo surgimento dos elementos que não são legítimos? Que na verdade usam a entidade sindical para interesse próprio, ou para interesses não tão éticos? Nos anos oitenta não havia nem a facilidade da internet. Que me permite hoje transmitir esta reflexão para todos nós tentarmos definir como seremos daqui para frente.

Sim podemos, ou melhor devemos escolher, não é proibido ser capitalista, não é proibido defender o CAPITAL antes de qualquer coisa o que não pode ser permitido é você defender o CAPITAL dentro de uma entidade que surgiu para combater os malefícios da priorização do CAPITAL, sim, pois se nos permitirmos agir de forma anti ética para obter recurso financeiro, não somos diferente do patrão que quer cortar FG, APOSENTADORIA, HORA EXTRA INSALUBRIDADE, não somos nada diferente, ou melhor na minha opinião SOMOS PIORES, pois além de capitalistas selvagens somos falsos, usamos da forma mais sórdida para chegarmos ao bem capital, que é A BOA FÉ DAS PESSOAS que esperam de nós uma atitude de luta, de defesa do pouco que ainda resta de ideais morais e humanos dentro desta sociedade capitalista.

Se saímos por aí discursando que o CAPITALISMO esta morrendo, não significa que a sociedade melhorou, pode simplesmente significar que estamos nos rendendo a ESSE VALE TUDO que toma conta do mundo. NAÕ POSSO DEFENDER nada quando PERMITO que:
  • uma morte seja minimizada
  • uma entidade beneficie a um grupo
  • um município privilegie uma classe
  • um governo defenda miliciano
  • um governo defenda que pobre seja substituível
  • o trabalhador público seja chamado de vagabundo por causa de meia dúzia.
  • um sindicalista seja chamado de terneiro do dinheiro público, por causa do mau caráter de dois três.
  • o sindicalista corra o risco de ser considerado um terrorista por causa do mau exemplo de dois três.
Não basta gravar, filmar situações ou falas imorais, antiéticas ou mesmo consideradas um desvio de conduta e enviar para outra pessoa, esperando que esta tome as providências. E preciso coragem e levar adiante como denúncia, senão vira fofoca, e fofoca só beneficia os maus.

E PRECISO DEFINIR POSTURA E SERMOS PROTAGONISTAS DE VALORES ETICOS E MORAIS QUE QUEREMOS PARA NOSSA SOCIEDADE.

JUNTOS SOMOS INFINITAMENTE MAIS FORTES. INFINITAMENTE MAIS FORTES.
Fonte: Clarice Inês Mainardi - Diretora de Formação- FEMERGS
FOTOS