Fórum Internacional em Defesa da Previdência Social Pública e Solidária
Quarta - Feira, 26 de Junho de 2019

A Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul - FEMERGS, irá nesta semana, para mais uma missão internacioanl em busca de informações, troca de experiencias e base de debates, em Buenos Aires na Argentina, uma delegação contando com 9 pessoas incluindo Diretores e Coordenadores, estarão participando deste importante evento.

O EVENTO:

O Americano e do Caribe Confederação Latino de Trabalhadores do Estado (Clate), em conjunto com a Public Services International (PSI), a Associação Latino-Americana de Advogados Trabalhistas (ALAL), a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Segurança Social do Brasil e a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), realizará nesta sexta-feira, 28 de junho, em Buenos Aires, um Fórum Internacional em Defesa de uma Previdência Social Pública e Solidária.

A atividades acontecerá a partir de 14 horas no hotel "Hector Quagliaro" da Associação de Trabalhadores do Estado (ATE), localizado na 2654, Capital Calle Moreno da Argentina, e terá a participação de dirigentes sindicais, parlamentares e advogados trabalhadores da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

O objetivo do encontro é analisar as diferentes experiências parlamentares e sindicais que têm sido realizadas em nossa região em defesa dos sistemas público, solidário e de compartilhamento, antes das tentativas de impor o modelo de capitalização individual em grande parte de nossos países.

A cerimônia de abertura do encontro será presidida pelo presidente do CLATE, Julio Fuentes, e pelo seu primeiro vice-presidente, o líder brasileiro João Domingos Gomes dos Santos. Os representantes das outras organizações darão suas palavras de boas-vindas.

PAINEIS PARLAMENTARES:

O primeiro painel, intitulado "Debates e iniciativas parlamentares para fortalecer os sistemas públicos de pensões e de solidariedade" será moderado pelo Dr. Luciano González Etkin, um membro da Associação dos Advogados de emprego da Argentina (AAL).

Será integrado pelos seguintes expositores:

- Tucapel Jiménez Fuentes, deputado da República do Chile

- Carlos Tomada, legislador da cidade de Buenos Aires

- Esperanza Martínez, senadora da República do Paraguai

- Julia Argentina Perié, parlamentar do Mercosul

- Marcelo D'Ambroso, juiz do Tribunal Regional do Trabalho de Porto Alegre (Brasil)

- Victoria Donda, deputada da nação argentina


PAINEL DE ORGANIZAÇÕES SINDICAIS

O segundo painel abordará as "experiências da União em defesa do direito à seguridade social" e será moderado por David Duarte, diretor da revista "La Causa Laboral" e membro da AAL e da ALAL.

Será integrado pelos seguintes expositores:

- Noelia Guzmán, vice-presidente do Centro Nacional de Aposentados e Pensões da ATE (Argentina)

- Lorena Paola Lujan Pintos, representante dos Trabalhadores no Banco de Previsión Social (Uruguai)

- Olga Reynoso, membro do Conselho de Diretores para Trabalhadores Ativos. Fundo de Segurança Social da província de Santa Cruz (Argentina)

- Orietta Fuenzalida, Vice-Presidente de Assistência Social da Associação Nacional dos Empregados Fiscais (Chile)

- Sergio Arnoud, membro do Fórum Parlamentar Conjunto em Defesa da Previdência Social (Brasil), líder do CSPB e secretário adjunto do CLATE

Ao final do ato, a assinatura do documento fundador do Fórum Internacional em Defesa da Previdência Social Pública e Solidária será feita por todos os participantes que aderirem aos seus princípios.

Atualização:

A Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul - FEMERGS, juntamente com a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) esteve presente com representativa delegação no Fórum Internacional em Defesa de Uma Previdência Pública e Solidária realizado na última sexta-feira, 28 de junho, em Buenos Aires, na Argentina. O encontro foi uma iniciativa conjunta de entidades da América Latina e formalizou a constituição da criação do Fórum, ideia lançada pela CSB na realização da Jornada Internacional em Defesa da Previdência Social, em 12 de abril. Nesta etapa, coordenado pela Confederação Latinoamericana e do Caribe de Trabalhadores Estatais, contou com a participação de lideranças sindicais, especialistas e autoridades do continente com a finalidade de debater o desafio de preservar a universalidade e a sustentabilidade dos sistemas de previdência dos países latinos.

Durante o encontro que iniciou as 14h e foi encerrado somente as 20h, os participantes assistiram palestras de políticos, dirigentes sindicais e especialistas na área previdenciária de vários países como Argentina, Colômbia, Venezuela, Uruguai, Peru, Chile e Brasil. Foi uma troca de informações de grande importância num momento em que querem atacar os trabalhadores de todos os lados.
Participações Brasileiras

O vice-presidente presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros e presidente da CSB RS, Sérgio Arnoud, relatou o trabalho realizado pelas entidades sindicais brasileiras com objetivo de barrar a “reforma” da Previdência no Congresso Nacional ou, no mínimo, barrar os pontos mais críticos do projeto, com destaque para a derrubada do modelo de capitalização; a derrubada da desconstitucionalização de matérias previdenciárias além de preocupações relacionadas aos custos da transição do modelo (atual) de repartição para o de capitalização. Arnoud recordou as grandes mobilizações e a recente greve geral que forçou a base do governo a alterar pontos da proposta.

“Desejamos manter nosso sistema público e solidário, no caminho inverso dos objetivos cruéis pretendidos pelo mercado e governo brasileiro nessa fracassada política econômica de perfil neoliberal. Sabemos que o desafio é grande, mas estamos seguros de que, unidos, com estratégia e objetivos comuns, podemos reverter este triste cenário de retrocessos”, concluiu Arnoud.

Em discurso, João Domingos Domingos Gomes dos Santos, presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB, destacou a importância de ações conjuntas, multinacionais, para barrar retrocessos e fez uma breve análise de conjuntura sobre as similaridades e desafios dos países Latino-americanos.

O Dr. Marcelo D’ambroso. Juiz de Direito do Rio Grande do Sul , fez uma explanação abordando a situação laboral do trabalhador na iniciativa privada.

Ao final ficou acordado que haverá novo encontro em agosto no Chile, com dia a ser confirmado. A luta continental na América Latina e Caribe quer se manter fortalecida e unificada.

Etapas da Criação do Fórum:
Primeira etapa – Organização : 12 de abril em Porto Alegre / Brasil
Segunda etapa – Fundação: em Buenos Aires : 28 de junho de 2019 em Buenos Aires / Argentina
Terceira etapa – agosto 2019 /Chile
Fonte: CLATE E SECRETARIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO
FOTOS