RS LIDERA RPPS NO PAÍS
Terça - Feira, 29 de Janeiro de 2019
A Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul, acompanha e pode se dizer grande responsável pelos resultados bons emitidos atráves do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. Presidente Vilson Weber e toda a direção da FEMERGS, vem a anos frisando e acompanhando os RPPSs, para ter uma boa fonte de recursos e que garanta uma aposentadoria adequada e merecida.

Nota do Jornal Correio do Povo, escrito por Taline Oppitz, relatando o bom estados de nossos Regimes no Estado do Rio Grande do Sul:

RS LIDERA RPPS NO PAÍS

Dados disponibilizados pelo Tribunal de Contas do Estado, pontam que o Rio Grande do Sul, é o estado brasileiro com maior número de Regimes Próprios de Previdência Social – RPPSs, no País.
São 35 autarquias e 292 fundos orçamentários – os fundos não tem personalidade jurídica própria, integrando a estrutura administrativa dos poderes executivos Municipais.
Em segundo lugar, bem atrás, está São Paulo, com 220 municípios (34% do total). Minas Gerais que tem 854 Municípios, criou 219 RPPSs (26% do seu universo).
Os valores previdenciários são consideráveis: o total de ativos dos 327 RPPSs municipais do Estado chega a R$18,4 bilhões, de acordo com o Conselheiro do Tribunal, Cesar Miola, diante dos elementos em mãos do Tribunal, faz todo o sentido o pedido do Prefeito Nelson Marchesan Jr, publicado pela coluna no inicio do mês, de que a reforma da Previdência do Presidente Jair Bolsonaro, seja estendida também aos estados e Municípios.
Segundo Miola, 39 regimes próprios de Previdência já acumulam ativos superiores ao orçamento anual do respectivo município (dados de dezembro de 2017).
Diante do significativo volume de recursos envolvidos e a dimensão social e econômico dos benefícios a serem custados pelos fundos, explica o conselheiro: o TCE – RS, decidiu priorizar a fiscalização dos RPPS do Estado. “Desde quando passei a integrar o Ministério Público de Contas, dedico grande atenção a matéria”, comentou Miola.
Fonte: Correio do Povo - Sec. de Imprensa e Comunicação
FOTOS